Aventuras ao ar livre em Naples, Marco Island e Everglades

By Por Chelle Koster Walton

Como fronteira final da selva da Flórida – onde os pântanos de Everglades se encontram com o Golfo do México e a floresta de manguezais se encontra com a praia – a área de Naples, Marco Island e Everglades lhe proporciona semanas de diversão ao ar livre no mais selvagem dos cenários. Aqui está uma amostra de quatro dias.

Everglade with Egret

Primeiro dia

Acostume-se com o cenário da natureza primitiva com uma introdução à ecologia da praia no Delnor-Wiggins Pass State Park no norte de Naples. Coloque seu bronzeado em dia enquanto caminha pela areia para observar aves marinhas locais, procurando pela pequena vida marinha que habita a costa.

No verão, você pode notar trilhas que se parecem com trilhas de rodas de trator. Na verdade, elas são trilhas deixadas por tartarugas marinhas e terminam onde a tartaruga marinha mãe depositou os ovos. As patrulhas de guardas-florestais engaiolam os ninhos para proteger os ovos de guaxinins saqueadores, e promovem discussões sobre tartarugas para ensinar sobre as criaturas pré-históricas. Outras visitas guiadas estão voltadas para snorkeling, caiaque, pássaros e flora local. Suba na torre de observação para ter uma visão geral e lance uma linha na passagem para conhecer alguns dos moradores locais subaquáticos.

Depois de um piquenique na praia, vá para o Corkscrew Swamp Sanctuary para o seu primeiro contato com a ecologia de Everglades. Obtenha uma prévia no Swamp Theater, em seguida, siga pela trilha de madeira de 3,62 quilômetros para procurar jacarés, colhereiros rosados, cabeças-secas e sinais de ursos pretos, veados e linces. Termine o dia com um passeio de barco ecológico do Cocohatchee Nature Center no protegido Cocohatchee River - lar de garças, garças-brancas e ocasionais águias-carecas e peneireiros - e jantar no Cocohatchee Bay House, que está aberto na temporada.

Segundo dia

Collier-Semnole State Park oferece modos fáceis para explorar Everglades. Na parte da manhã, monte um acampamento (tente acampar apenas nos meses frios, caso contrário, opte por um quarto sem mosquitos no Port of the Islands Hotel, que fica nas proximidades), então reme ao longo do circuito de trilhas para canoas de 21,9 quilômetros do Blackwater River na floresta de mangue, lar de peixes pequenos e grandes pássaros que os engolem. Excursões de barco também cruzam as águas infestadas de aves.

Depois de um piquenique no almoço, vá para as trilhas do parque de bicicleta ou a pé. A trilha de 5,6 quilômetros para caminhar ou andar de bicicleta cruza o hábitat de pássaros e jacarés. Outras trilhas para caminhadas exploram um pântano de sal, floresta de cipreste e floresta de palmeira-real.

Terceiro dia

Agora você está pronto para uma experiência radical em Glades. Comece com um passeio de carro pela manhã na Big Cypress National Preserve ao longo da Loop Road, onde jacarés rastejam pela estrada de terra batida e falcões caçam na frente do carro. No caminho de volta para o oeste, pare na área de preservação de Oasis Visitor Center e H.P. Williams Roadside Park para observar jacarés nas plataformas de observação. Para o almoço, prove as especialidades de Everglades – cauda de jacaré frita, pão frito dos índios Seminole, caranguejo-de-pedra ou siri-azul, e as pernas de rã – no rústico Joanie's Blue Crab Cafe.

Saiba mais sobre mangues e mais em uma tarde pelo Everglades National Park Boat Tour fora da Everglades City. Termine o dia com um passeio ao longo da trilha de madeira de Big Cypress no Fakahatchee Strand Preserve State Park, conhecido por suas orquídeas selvagens. Para ter uma experiência completa em Everglades, pergunte sobre a caminhada guiada pelos pântanos na área de preservação no outono, inverno e primavera.

Quarto dia

Hoje, escolha ecologia. Vá para a Tigertail Beach em Marco Island para observar pássaros e pegar conchas pela manhã. Programas liderados por guardas-florestais examinam conchas, tartarugas marinhas, golfinhos, peixes-boi, pássaros e muito mais. Vá de carro para Isles of Capri para almoçar nas margens do estuário no Backwater Nick's Cafe. Saiba mais sobre a ecologia que você vivenciou nas exposições gigantescas e interativas do Rookery Bay Environmental Learning Center que fica nas proximidades.