Três dias na natureza e ao ar livre

 

 

Family Boating

Depois de uma hora de caminhada pela trilha de madeira de 3,2 quilômetros, seus companheiros são um pica-pau solitário e a lagarta felpuda avançando ao longo do corrimão. A curta tempestade da tarde deixou apenas o som suave das gotas de água que caem das árvores de folhas no intocado Audubon Corkscrew Swamp Sanctuary, criando algo que só pode ser descrito como uma calma meditativa. A única coisa forte o suficiente para quebrar o momento transcendental – o pensamento de mais uma experiência gastronômica no centro de Naples.

Se você é como a maioria dos viajantes semi-aventureiros, você não é de desistir de uma boa caminhada ou de praticar snorkeling, mas navegar o Amazonas com uma bússola ou bater rochas umas nas outras para conseguir acender uma fogueira nunca foi algo que lhe atraiu. Você provavelmente ama a natureza muito mais do que uma pessoa comum, mas a atração por lençóis limpos e um chuveiro quente sempre prova ser algo irresistível.

Essa é a beleza de Paradise Coast. O esplendor natural de Southwest Florida é seu para contemplar, e existem infinitas maneiras para apreciar a paisagem. Trilhas de madeira e centros de natureza oferecem acesso rápido e fácil à vida selvagem, enquanto trilhas de canoas, aluguel de barcos e caminhadas pelo pântano apresentam oportunidades para explorar no seu próprio estilo. Se você é totalmente urbano e morre de medo de insetos, um entusiasta maluco pela natureza ou algo entre os dois, você está livre para criar sua própria aventura.

Primeiro dia

A aventura de fim de semana começa em Everglades City, local no qual com apenas uma viagem de dois minutos saindo dos limites confortáveis do Ivey House Bed & Breakfast você chega no local de saída dos passeios de aerobarco de Speedy Johnson's. Conforme o grande Chevy quadrado ganha vida, o barco com hélice de seis passageiros sai pelo canal plácido para uma excursão por Everglades e Ten Thousand Islands.

Do alto do barco com hélice, dois javalis de 136 quilos, juntamente com sua prole pequenina surpreendentemente adorável, podem ser vistos rolando sobre a margem enlameada. Um jacaré paciente desvia a atenção do seu potencial presunto para o jantar por tempo suficiente para deslizar sem esforço em direção ao barco e posar para uma foto. Após costurar através de manguezais sinuosos em velocidades ridiculamente emocionantes, surge um pântano extenso coberto de grama, enquanto lá em cima, um bando de abutres e um falcão solitário dividem o céu infinito.

Com apenas uma hora de duração, o passeio de aerobarco oferece uma excelente vista da diversidade ecológica da área, assim como no Everglades National Park Boat Tour que parte do parque no Gulf Coast Visitor Center em Everglades City. Os exploradores mais intrépidos podem optar por uma canoa de águas profundas ou passeio de caiaque ao longo da famosa Wilderness Waterway. Ivey House também oferece expedições guiadas durante os meses de inverno, assim como na Big Cypress National Preserve, e você pode trazer ou alugar uma canoa ou caiaque e traçar o seu próprio percurso. Os entusiastas da pesca podem se dirigir para as águas profundas em busca dos premiados robalos, tarpões e cantarilhos.

Turistas mais casuais podem obter um vislumbre da charmosa Everglades City e das águas nos arredores alugando uma bicicleta. Os ciclistas têm a opção de seguir por todo o caminho até o posto avançado rústico de Chokoloskee ou fazer um passeio relaxante ao longo de antigas docas de pesca da cidade e ruas históricas.

Segundo dia

A Big Cypress National Preserve de 729.000 acres oferece aos ciclistas e para quem faz trilha inúmeras oportunidades para explorar, incluindo novas trilhas de madeira (onde você pode adentrar por 457 metros de área de preservação), o Oasis Visitor Center, duas estradas para andar de carro e bicicleta, e caminhadas e percursos para remar de canoa guiados. Toda a área de preservação é o paraíso de um pescador, que pode ser constatada pelo número de pessoas que ficam em pé ao lado das estradas e das trilhas, com varas e carretéis na mão. O aventureiro, ou quase aventureiro, no entanto, pode optar por ir um pouco mais a fundo. Literalmente.

Os aventureiros podem se encontrar com a conselheira/especialista educacional do santuário, Lisa Andrews, para uma trilha pelo pântano que poderia ser considerada como a trilha que desafia a morte. Depois de os participantes da expedição perceberem que não há nada a temer – Andrews regularmente leva grupos de 45 crianças na mesma trilha –, as maravilhas do pântano começam a surgir. Andrews apresenta ao grupo as orquídeas, ciprestes-anão, macieiras de lagoa e as utricularias carnívoras que se alimentam de larvas de mosquito.

Como explica Andrews, alguns centímetros de altura fazem toda a diferença no pântano. As depressões pelo antigo calcário do sul da Flórida criam áreas onde as águas mais profundas se acumulam. O solo se acumula, e árvores maiores se enraízam. A vida se reúne nestas áreas com sombra e com água.

Perto de Immokalee em Audubon's Corkscrew Swamp Sanctuary, a trilha de madeira de 4 quilômetros se adentra por outra depressão que consiste em cinco hábitats distintos. Samambaias e raízes retorcidas envolvem a torre que é o cipreste de crescimento antigo, ramos colossais das árvores que se estendem como braços gigantes ao longo do pântano. Grandes epífitas em forma de espiral, ou plantas aéreas, magicamente crescem ao lado de cada objeto fixo - até mesmo da trilha de madeira.

Corkscrew é o lar de uma migração anual de cabeças-secas e possui a maior população de acasalamento dessas aves ameaçadas de extinção no país, sem esquecer os outros inúmeros moradores com penas do santuário. Não é nenhuma surpresa que Corkscrew provavelmente será uma parada de destaque na mais recente seção da Great Florida Birding Trail.

Terceiro dia

Ao se sentir como se fosse parte do pântano após dois dias de educação e exploração, é hora de sair do Golfo, onde um barulhento WaveRunner® aguarda no Marco Island Marriott Resort, Golf Club & Spa. Apreciar a beleza das águas locais e casas opulentas de frente para o Golfo é tão fácil como embarcar em uma viagem de barco luxuoso de um dia ou ver o pôr do sol de um iate como os Naples Princess ou Marco Princess, mas para uma emoção com muita água e aventura é difícil superar o WaveRunner®.

Windsurf, embarcações pessoais, barcos, parapente e todas as atividades imagináveis relacionadas à água podem ser praticadas em Naples e Marco Island, e enquanto os visitantes podem desfrutar da liberdade de se divertir na água morna por conta própria, excursões guiadas através de Ten Thousand Islands oferecem uma maneira de aproveitar a água e aprender algo ao longo do caminho. Quando o "watercade" de WaveRunners® faz uma parada em uma baía rasa cercada por ilhas de mangue, o passeio organizado rapidamente se prova uma escolha fabulosa. Em poucos segundos, um peixe-boi ameaçado cumprimenta o grupo, a corpulenta e de natureza bondosa vaca-marinha nada sem esforço abaixo da embarcação antes de colocar seu focinho para fora da água para uma puxada de ar rápida.

Entrando no mar aberto do Golfo e contornando os últimos montes isolados de areia, os velejadores fazem uma pausa para tomar sol e lançar as linhas nas águas azuis para acenar para os visitantes que passam. Voltando para o horizonte de Marco Island em direção ao resort, a embarcação reentra nos manguezais, e tem um rápido vislumbre de uma águia-pescadora empoleirada regiamente em um galho.

Ao sair do barco de passeio de assento único e passear pelas areias macias de Marco Island, fica claro que você apenas viu superficialmente tudo o que há para fazer na floresta e margens ao longo de Paradise Coast. É hora de começar a planejar o próximo itinerário ecológico, um cheio de aventura e perigos – logo após um banho quente e uma refeição gourmet